UM TINTO NACIONAL NA MINHA ADEGA ?
Quem me conhece sabe que sou um crítico dos vinhos tintos nacionais, seja pelo terroir deficitário, métodos de manuseio dos vinhedos e vinificação, desonestidade dos preços, etc.. Mas hoje essa garrafa me surpreendeu! ?
Aurora Millésime Cabernet Sauvignon – Serra Gaúcha – 2005 ?
⭕ Menos de 13.000 garrafas foram produzidas nesta que é a sua 4º edição (este vinho só é feito em safras excepcionais). Envelhecido 12 meses em carvalho francês e americano, seus taninos estão equilibrados e possibilitaram esta guarda de forma muito segura e aportando que uma boa estrutura ainda pode evoluir por mais algum tempo.
? De coloração rubi com uma leve reflexo violáceo.
? Notam-se que as frutas negras ainda estão muito vivas e agradáveis, mas também com ótimos aromas terciários como especiarias (tabaco e baunilha se destacam).
? Veredito: como disse, apesar de algumas limitações do terroir brasileiro para produção de bons Cabernet Sauvignon, esse vale muito a pena experimentar. Segundo o ranking Gula Nacional, nesta safra ganhou a média de 89 pts, acima de tintos nacionais “famosos” como Talento e Desejo da Salton que são bem mais caros, por exemplo.
⚠ Para os aromas abrirem mais, recomendo decantar por 30 a 40 minutos antes de servir.
Um abraço enófilo!
Marcelo Bernardo Personal Sommelier
#ficaadica #mbpersonalsomm #tintonacional
——————————————————
? Gostou?
Curta, comente, indique e compartilhe a página! ?
? Gostaria de uma consultoria particular?
Whatsapp: (17) 99771-3236 ou
? mbpersonalsomm@gmail.com
——————————————————